1-3A Mensagem do Eterno veio a mim: “Filho do homem, como comparar a madeira da videira com os galhos de qualquer outra árvore que você encontra na floresta? Para que serve a madeira da videira? Por acaso ela serve para fazer suportes, em que se pendurem coisas?
4“Não é o caso. Na melhor das hipóteses, serve como lenha. Pense agora num graveto de videira jogado no fogo e, então, resgatado, com as pontas já queimadas e a parte do meio chamuscada. Servirá para alguma coisa?
5“Dificilmente. Quando estava inteiro já não servia para nada. Agora, que está meio queimado, com certeza não ficou melhor. Para que servirá?
6-8“Esta é a Mensagem do Eterno, o Senhor: ‘Como a madeira da videira que selecionei entre as árvores da floresta e usei como lenha, assim tratarei os que vivem em Jerusalém. Estou para entrar em ação contra eles. Mesmo que tenham saído do fogo chamuscados alguma vez, serão queimados de vez. Quando eu entrar em ação contra eles, vocês saberão que eu sou o Eterno. Transformarei esta terra numa desolação, porque eles foram infiéis”, é o decreto do Eterno, o Senhor.