1Uma boa reputação é melhor que muito dinheiro no bolso. E o dia da morte é melhor que o dia do nascimento.
2Mais vale ir a um funeral que a uma festa — Afinal de contas, é para onde iremos. Ninguém sai de lá sem aprender uma lição.
3Chorar é melhor que rir: Pois as lágrimas no rosto limpam o coração.
4O sábio pensa com seriedade na morte, Mas o insensato desperdiça a vida na farra.
5Mais vale ouvir a repreensão de um sábio Que as canções de um insensato.
6A risada do insensato não diz nada, Comunica tanto quanto o estalar de gravetos.
7A opressão faz até o sábio perder o juízo E o suborno destrói até o coração mais resistente.
8Finalizar algo é melhor que começar. Ter paciência é melhor que se afobar e meter os pés pelas mãos.
9Não perca a cabeça! A raiva é a marca registrada dos insensatos.
10Pare de chorar lembrando-se dos velhos tempos, Nenhum sábio faria isso.
11-12Sabedoria acompanhada de dinheiro não faz mal a ninguém. Nada melhor que juntar as duas coisas na vida. Sabedoria e riqueza significam proteção. Mas a sabedoria é fonte de vida!
13Veja a perfeição da criação de Deus. Até o que parece torto está no seu devido lugar. Que história é essa de querer dar uma mãozinha?
14O dia bom é um convite para comemoração; O dia ruim é um chamado à reflexão. Os dois têm de Deus o seu lugar devido Para que saibamos que nada está garantido.
15-17Já vi de tudo nesta minha vida curta e sem sentido — uma pessoa que só fazia o bem morrer de repente, e um traste de gente que respira maldade viver até dizer chega. Portanto, cuidado com os extremos. Muita sabedoria e excessiva bondade só trarão dificuldade. Mas tome cuidado: tanto a insensatez quanto a maldade só trazem infelicidade. Não morra antes da idade!
18É bom não radicalizar e ter equilíbrio. Quem teme a Deus evita extremos, porque vê os dois lados da moeda.
19A sabedoria dá mais força a um sábio que dez homens fortes a uma cidade.
20Não há uma única pessoa perfeita no mundo; nenhuma que seja pura e sem pecado.
21-22Não fique bisbilhotando a conversa dos outros. E se a fofoca for sobre você? Não seria melhor não ouvi-la? Vai dizer que nunca falou mal de ninguém pelas costas?
23-25Mergulhei de cabeça na minha busca por sabedoria. Fiz de tudo, mas estava além das minhas forças, é um mistério profundo — profundo demais! É impossível alcançá-la! Então me lancei de corpo e alma, estudando, investigando e buscando a sabedoria — o sentido da vida. Queria também saber a razão do mal, da insensatez, da tolice e da loucura.
26-29E descobri que uma das piores armadilhas da vida é cair nas mãos de uma mulher imoral. Sedutora, faz gato e sapato de sua vítima. Aquele que agrada a Deus conseguirá escapar; mas o ingênuo cai na armadilha. Foi isso que eu, em minha busca, descobri. Mas a sabedoria que tanto busquei ainda não encontrei. De mil homens que conheci na vida apenas um me impressionou, mas, entre as mulheres, nenhuma. Por fim, cheguei à seguinte conclusão: Deus fez todos íntegros e honestos; nós é que estragamos tudo.