1Quando Is-Bosete, filho de Saul, soube que Abner tinha sido morto em Hebrom, perdeu a coragem, e toda a nação ficou abatida. O filho de Saul tinha dois homens no comando das tropas. Um se chamava Baaná, e o outro, Recabe. Eles eram filhos de Rimom, de Beerote, de Benjamim.
2-3Os moradores de Beerote tinham sido designados à tribo de Benjamim desde que fugiram para Gitaim. Até hoje moram ali, como estrangeiros.
4Ora, Jônatas, filho de Saul, teve um filho aleijado. Quando esse filho tinha 5 anos de idade, chegou de Jezreel a notícia da morte de Saul e de Jônatas. Sua ama o pegou e fugiu, mas, na pressa de escapar, ela caiu, e o menino ficou aleijado. Ele se chamava Mefibosete.
5-7Certo dia, Baaná e Reeabe, os filhos de Rimom, foram à casa de Is-Bosete. Eles chegaram no maior calor do dia, no momento do descanso da tarde. Eles entraram na casa, fingindo ter ido tratar de algum negócio. A mulher que guardava a porta do quarto estava dormindo; por isso, Recabe e Baaná conseguiram passar por ela e entrar no quarto em que Is-Bosete dormia. Eles o mataram e cortaram a cabeça dele, saindo com ela como se fosse um troféu. Eles viajaram a noite toda pelo caminho da Arabá.
8Eles trouxeram a cabeça de Is-Bosete a Davi, em Hebrom, dizendo ao rei: “Aqui está a cabeça de Is-Bosete, filho de Saul, seu inimigo. Ele queria matar você, mas o Eterno vingou o meu senhor, o rei. Hoje, ele vingou o senhor de Saul e de sua descendência!”.
9-11Mas Davi respondeu aos irmãos Recabe e Baaná, filhos de Rimom, de Beerote: “Assim como vive o Eterno, que me livrou de todas as minhas aflições, quando o mensageiro me trouxe a notícia da morte de Saul, achando que eu ficaria contente, eu o prendi e matei na mesma hora, em Ziclague. Foi essa a recompensa dele pela suposta boa notícia! Agora, vêm vocês aqui, homens perversos, dizendo que mataram um homem inocente a sangue-frio, um homem que estava dormindo na própria cama! Não pensem que eu inocentarei vocês e que não os eliminarei!”
12Dito isso, Davi deu ordens a seus soldados. Eles mataram os dois homens, cortaram a cabeça e os pés deles e penduraram os corpos perto do açude de Hebrom. Mas levaram a cabeça de Is-Bosete e a enterraram no túmulo de Abner, em Hebrom.