2 Crônicas
 
Capítulo 4


OS UTENSÍLIOS DO TEMPLO

1Salomão fez o altar de bronze de nove metros de comprimento, nove metros de largura e quatro metros e meio de altura.

2-5Fez o tanque, um enorme recipiente redondo de metal fundido de quatro metros e meio de diâmetro e dois metros e vinte e cinco centímetros de altura. Sua circunferência era de treze metros e meio. Abaixo da borda e ao redor, havia duas faixas paralelas com figuras de touros a cada cinco centímetros, fundidos numa só peça com o tanque. O tanque estava assentado sobre doze touros, três voltados para o norte, três para o oeste, três para o sul e três para o leste. Todos os touros tinham o rosto para fora e sustentavam o tanque sobre sua parte traseira. O tanque tinha quatro dedos de espessura, e a borda era como a de um cálice. Tinha capacidade para sessenta mil litros.

6Fez dez pias, cinco do lado direito e cinco do lado esquerdo. Eram utilizadas para lavar tudo que era usado nas ofertas queimadas. Os sacerdotes se lavavam no tanque.

7Fez dez candelabros, de acordo com o modelo prescrito. Pôs cinco do lado direito e cinco do lado esquerdo.

8Fez dez mesas e pôs cinco do lado direito e cinco do lado esquerdo. Também fez cem tigelas de ouro.

9Construiu um pátio especialmente para os sacerdotes e o pátio principal com suas portas. As portas foram revestidas de bronze.

10Pôs o tanque ao lado direito do templo, no canto sudeste.

11-16Fez também baldes, pás e bacias. Assim, Hurão completou o trabalho para o qual tinha sido contratado pelo rei Salomão: duas colunas; dois capitéis em forma de taça em cima das colunas; duas correntes para enfeitar os capitéis; quatrocentas romãs para as correntes dos capitéis (duas fileiras de romãs para cada conjunto de correntes); dez suportes com suas pias; um tanque e os doze touros que ficavam debaixo dele; diversas bacias, garfos, pás e tigelas.

16-18Todos esses utensílios que Hurão-Abi fez para o rei Salomão e para o templo do Eterno eram de bronze polido. O rei mandou fundi-los em moldes de barro na planície do Jordão, entre Sucote e Zeredá. Esses utensílios nunca foram pesados. Era muito bronze. Ninguém soube quanto bronze foi utilizado.

19-22Salomão também mandou fazer os móveis e demais utensílios do templo de Deus: o altar de ouro; as mesas sobre as quais ficava o pão da presença; os candelabros de ouro puro com suas lâmpadas, que eram acesas diante do santuário interior, o Lugar Santíssimo; as flores, as lâmpadas e as tenazes de ouro maciço; os cortadores de pavio, as bacias, as tigelas e os incensários de ouro; as portas de ouro do templo, as portas do Lugar Santíssimo e as portas do santuário principal.