1Eu, Paulo, Silas e Timóteo enviamos saudações à igreja em Tessalônica, cristãos reunidos por Deus, o Pai, e pelo Senhor Jesus Cristo. Que a maravilhosa graça de Deus esteja com vocês! A poderosa paz de Deus!
2-5Toda vez que pensamos em vocês, damos graças a Deus. Dia e noite, vocês estão em nossas orações, enquanto relembramos sua obra de fé, seu trabalho de amor, sua paciência e esperança no caminho do Senhor Jesus Cristo, na presença de Deus, nosso Pai. Amigos, está claro para nós que ele não apenas ama muito vocês, mas também os preparou para algo muito especial. Quando a Mensagem que pregamos os alcançou, não foram apenas palavras. Algo aconteceu com vocês, e sua convicção foi fortalecida pelo Espirito Santo.
5-6Vocês prestaram atenção em nosso comportamento e se decidiram por viver da mesma maneira. E, ao nos imitar, imitaram o Senhor. Ainda que muitas tribulações acompanhassem a Palavra, conseguiram desfrutar grande alegria proveniente do Espírito Santo! Aceitando a tribulação com alegria e a alegria com tribulação.
7-10Sabiam que nas províncias da Macedônia e da Acaia os cristãos acompanham o que se passa por aí? A fama de vocês se espalhou! Sua vida ecoa a Palavra do Senhor, não só nessas províncias, mas em toda parte. As notícias da sua fé em Deus correm soltas. Assim, nem preciso acrescentar nada — a vida de vocês é uma pregação! As pessoas lembram como vocês nos receberam de braços abertos e como abandonaram os ídolos mortos da sua velha vida para abraçar e servir ao Deus verdadeiro. Elas ficam impressionadas com a expectativa de vocês em relação à vinda de seu Filho, que ele levantou dos mortos — Jesus, que nos livrou do que era a destruição certa.